Valor percebido: Como utilizar esse conceito para vender mais. ~ Colchões Portal

Você sabe o que é valor percebido? Confira neste artigo como utilizar esse conceito do marketing para aumentar o faturamento do seu negócio. 

Antes de aprender a utilizar o valor percebido como estratégia, vamos entender o seu conceito e qual a diferença de preço e valor. 

Preço x valor

Apesar dessas palavras serem muito parecidas elas trazem significados diferentes, principalmente quando falamos de precificação e estratégias de vendas.

Uma das principais dúvidas e inseguranças de todo empresário na hora de fazer o planejamento do seu negócio é: Qual o preço que devo colocar no produto para garantir uma margem de lucro ideal? 

Além disso, existem algumas crenças limitantes relacionadas a preço de produto, como por exemplo: 

“Como vender mais caro ou mais barato que o meu concorrente?”

“É difícil vender produtos mais caros!”

“Vender barato é mais fácil, logo lucro mais assim.”

Preço 

Quando falamos de preço, falamos do dinheiro que pagamos por algo, fazemos referência aos gastos de determinado produto. A empresa é responsável por determiná-lo com base nos seus custos e margem de lucro.

Valor

Já o conceito de valor está ligado a percepção de preço, ou seja, falamos da qualidade, do talento e credibilidade em um serviço ou produto.

Desta forma, preço e valor não são a mesma coisa. Afinal, não é o preço que determina o valor, mas o valor percebido que determina o preço.

Para que seus clientes aceitem a pagar mais por um produto ou serviço é preciso que eles o percebam com um valor correspondente.

Valor percebido

Agora que o conceito de valor ficou mais claro, vamos ver como podemos usar o valor percebido como estratégia para vender e aumentar o lucro do seu negócio.

Primeiramente precisamos desconstruir a ideia de que é mais fácil vender o que é mais barato e que é difícil vender o que é mais caro. 

O valor percebido está relacionado ao valor que o cliente tem do seu produto.

Pense no seu negócio, que tipos de produtos você vende? Móveis e eletros? Vou utilizar o exemplo do colchão, que é o produto no qual temos interesse em vender. 

Como o colchão impacta a vida do consumidor? Quais os diferenciais que sua empresa oferece em relação aos concorrentes? Qual a qualidade da matéria-prima utilizada na fabricação dele? E a qualidade do atendimento da sua loja? 

As respostas dessas perguntas vão te levar ao valor percebido do seu produto, que diz respeito ao ‘’custo-benefício’’, ou seja, as vantagens agregadas a ele.

Como utilizar o valor percebido para vender mais colchão!

Para utilizar essa estratégia, é preciso enxergar os produtos da sua loja com o valor percebido. 

Qual o valor tem um colchão quando o cliente vai comprá-lo para aliviar suas dores na coluna? Consequência de dormir num colchão de péssima qualidade e velho. Ou então, qual o valor de um colchão para um casal que vai começar uma vida de casados? Nós passamos ⅓ da vida dormindo, ou seja, ele vale muito. Ele é o sonho de consumo do seu cliente.

Lembre-se: é você quem vai apresentar o valor do seu produto para o cliente, ofereça o melhor valor! Confira abaixo algumas formas de aumentar o valor percebido dos seus produtos!

Personalize sua venda e ofereça uma experiência única!

Para aumentar o valor percebido é importante que o vendedor tenha essa percepção na hora de atender o cliente e apresentar os produtos e serviços da loja. E ela começa no primeiro contato.

Ofereça um atendimento e experiência única para seu cliente. Preste atenção nas suas necessidades e atenda-o como se ele fosse o último cliente do mundo. 

Experimente e perceba a diferença nas suas vendas!

Venda qualidade

Quando um produto tem muita qualidade, o consumidor percebe que vale a pena investir nele, independente do valor. Utilize argumentos baseados na qualidade, da matéria-prima do produto, do revestimento, das espumas, molas, enfim. Extraia tudo o que seu produto tem de melhor e apresente para seu cliente. 

Venda diferenciais atrativos!

Os diferenciais precisam chamar atenção e valer a pena. O que o seu produto tem que o diferencia da concorrência? Ou dos mais baratos? Por que o consumidor deve pagar um preço a mais para ter justamente o que o seu negócio oferece? 

Um exemplo que é comum para nós, que vendemos colchão, é o modelo Estações da Portal, 

Com duas tecnologias aliadas em um único produto, cada lado com uma sensação térmica diferente para que o usuário possa escolher a temperatura ideal na hora de dormir.
Saiba mais sobre esse produto aqui! 

Venda soluções

As pessoas quando vão até uma loja estão procurando por soluções. O preço não é o único fator decisivo de compras, pelo contrário, pesquisas comportamentais confirmam que a grande maioria das decisões de compra são motivadas por fatores emocionais. 

Sendo assim, alguém que busca por qualidade de vida, saúde, conforto, e que vai passar anos dormindo num colchão, está comprando mais do que um produto, ela está comprando uma solução para suas noites mal dormidas, para aliviar as suas dores.

O resultado dessa compra tem que ser a satisfação de ter seu “problema” resolvido. sua necessidade atendida.

Invista na estratégia de aumentar o valor percebido dos seus produtos e negócio. Veja seu faturamento aumentar! 

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