Dificuldades para dormir? Confira 5 chás que vão te ajudar a dormir melhor! ~ Colchões Portal

Dificuldades para dormir? Confira 5 chás que vão te ajudar a dormir melhor!

Tempo de leitura: 9 minutos

Olá! Quando você deita na cama é do tipo que já pega no sono ou que enfrenta dificuldades para dormir? Algumas mudanças de hábitos na sua rotina podem te ajudar resolver isso. Confira neste artigo 5 chás que vão te ajudar a dormir melhor.

De origem chinesa, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Com mais de 3 mil variedades, a infusão de plantas apresenta vários benefícios para a saúde e é utilizada tanto na prevenção, quanto no tratamento de diversas doenças.
Por isso, escolhemos 5 chás utilizados na fitoterapia para tratar problemas relacionados ao sono.

5 chás que vão te ajudar a dormir melhor!

Além dos benefícios de cada planta, tomar um xícara de chá morno meia hora antes de deitar, vai te ajudar a relaxar e preparar seu corpo para dormir.
Pegue um livro, prepare uma caneca de chá, deite no seu colchão Portal e aprecie essa leitura!

Chá de Valeriana

O preparo de bebidas com a raiz da planta é utilizado há séculos em diversos países. E seu consumo para tratar a insônia, já era recomendado pelo antigo médico grego Hipócrates. Atualmente ela é aprovada oficialmente por autoridades médicas de vários países como uma planta que auxilia o sono.

Propriedades:

O extrato da valeriana officinalis contém aproximadamente 100 componentes relacionados à efeitos relaxantes. A maior atuação da valeriana é no GABA, um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central que faz com que os neurônios se comuniquem de forma mais lenta, diminuindo a velocidade com que o cérebro funciona.

Benefícios:

Seu princípio ativo relaxante e calmante, é ideal para quem sofre com ansiedade, stress ou outros problemas relacionados a uma mentalidade agitada. A bebida pode ser utilizada para:

  • Indução e qualidade do sono;
  • Dificuldade para dormir e cansaço mental;
  • Estresse, irritabilidade e ansiedade;
  • Esgotamento mental e falta de concentração;
  • Sintomas de menopausa;
  • Cólicas menstruais.

Preparo:

– 10g de raiz de valeriana;

– 500ml de água. 

Depois de fervida a água, adicione a valeriana seca e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e está pronto para consumir. Beba à noite, meia hora antes de ir dormir.

Chá de Camomila

O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade e para ter uma boa noite de sono. A infusão geralmente é feita com as flores secas da planta, pode ser utilizada também para inalação ou compressa.

Propriedades:

A planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos (remédios tranquilizantes), reduzindo a ansiedade.

Benefícios:

O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

  • Diminui a hiperatividade;
  • Acalma e ajuda a relaxar;
  • Alivia o estresse;
  • Auxilia no tratamento da ansiedade;
  • Melhora a sensação de má digestão;
  • Alivia o enjoo;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
  • Acalma e remove as impurezas da pele.

Preparo:

– 1 colher de sobremesa da camomila seca;

– 200 ml de água. 

Depois de fervida a água, adicione a camomila seca e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e está pronto para consumir.

Chá de Alface

Talvez essa seja uma novidade para você, que só conhecia seus benefícios através da alimentação. Porém, a utilização das folhas da alface em suco e chá são muito benéficas para tratar a insônia, diminuir ou regular a pressão sanguínea, entre outros problemas de saúde.

Propriedades:

O chá de alface é rico em minerais como: magnésio, zinco, ferro e potássio, além de vitaminas como a A, C, E e K. Além de possuir lactupirina e lactucina, substâncias consideradas calmantes. Por isso, o chá tem se popularizado como um aliado para quem tem dificuldade para dormir.

Benefícios:

  • Ação calmante;
  • Efeito anti-inflamatório;
  • Ação antibacteriana (na pele);
  • Ação laxativa;
  • Ajuda no combate a inchaços ou obesidade (devido à ação diurética);
  • Ajuda na redução da pressão arterial (por ser rico em água e potássio, ajuda a eliminar o excesso de sódio e líquidos retidos no organismo);
  • Efeito antioxidante (ajudando a combater radicais livres);
  • Fortalecimento das vias respiratórias.
  • Fortalecimento da imunidade;

Modo de preparo:

– 5 folhas de alface;

– 1 litro de água.

Ferver água numa chaleira, adicionar as folhas e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Coar e servir morno ou levar para gelar.

Chá da Lavanda

Também conhecida como alfazema, a lavanda é conhecida e utilizada no mundo em diversos tratamentos. O chá de lavanda é feito a partir da infusão de botões roxos da planta seca, mas ela também pode ser usada em forma de óleo ou fresca.

Leia também: Aromaterapia: 5 óleos essenciais para dormir bem.

Propriedades:

A lavanda pode estimular a atividade em certas áreas do cérebro e influenciar a transmissão de impulsos entre as células cerebrais, melhorando o humor e produzindo um efeito calmante. 

Benefícios:

A lavanda pode ser usada para tratar vários tipos de problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto na pele, por exemplo, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas.

  • Diminuir a ansiedade e agitação;
  • Reduzir a pressão arterial;
  • Diminuir a febre;
  • Estimular a cicatrização de aftas;
  • Estabiliza o batimento cardíaco;
  • Reduzir a dor da enxaqueca;
  • Promover o relaxamento;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Reduzir o estresse;
  • Combater a depressão.

Modo de preparo:

  • 1 xícara (250 ml) de água;
  • 1/2 colher de chá de botões de lavanda soltos ou um sachê.

Ferver água numa chaleira, adicionar sobre as flores e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Coar e servir morno.

Chá de Erva-Cidreira

Conhecida como cidreira ou melissa, a erva-cidreira é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. que se destaca pela ação calmante e sedativa.
Assim, ela ajuda a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse. O óleo essencial de erva cidreira também é utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve.Propriedades:

A Erva-Cidreira possui muitos nutrientes para o corpo, como a Vitamina A, Vitaminas do Complexo B, Vitamina C e minerais como Cobre, Zinco, Ferro, Potássio, Cálcio, Magnésio e Fósforo.

Benefícios:

  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Aliviar as dores de cabeça;
  • Combater os gases;
  • Prevenir distúrbios digestivos;
  • Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
  • Prevenir distúrbios renais;
  • Promover o alívio da tosse;
  • Promover o bem-estar e a tranquilidade.

Preparo:

  • 1 xícara de chá de água;
  • 2 a 3 colheres chá de folha de erva-cidreira;

Ferver água numa chaleira, adicionar sobre as folhas e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Coar e servir morno.

Atenção: Recomenda-se não ingerir mais do que três xícaras do chá por dia! Não é recomendado para gestantes. Em caso de interação medicamentosa consultar um médico antes de ingerir qualquer tipo de chá.As plantas listadas neste artigo podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e supermercados. Na forma de sachê ou soltos a granel.

Experimente incluir na sua rotina o hábito de tomar 3 xícaras de chá durante o dia ou 1 xícara meia hora antes de dormir, todos os dias. Você pode variar as ervas para não enjoar.

Agora que você já sabe quais chás pode tomar para uma noite tranquila de descanso, é só aproveitar para dormir muito no seu colchão Portal.
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