Cafeína, a inimiga do bom sono. ~ Colchões Portal

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Dormir bem é saúde! Melhora o metabolismo, previne doenças e dá aquela injeção de energia que precisamos. 

Mas você sabia que existem algumas substâncias que prejudicam a qualidade do nosso sono? Esse é o caso da cafeína! 

Tomar aquele gole de café para começar o dia é essencial. Mas, cuidado! Em excesso a cafeína pode ser prejudicial. 

Continue lendo e descubra porque a cafeína prejudica o seu sono. 

Não posso tomar café? 

Primeiramente, é importante esclarecer que você não precisa abrir mão daquele cafezinho no café da manhã. 

A cafeína, substância presente no café e outras bebidas, só é prejudicial ao sono se consumida em grandes quantidades. 

Isso porque a cafeína é um fitoquímico que estimula a atividade cerebral. 

Assim, ajuda na concentração e te mantém em estado de alerta. 

Até aí tudo bem. 

O problema surge quando a cafeína impossibilita a adenosina (substância que permite que o sono se instaure no cérebro). 

Sendo assim, quando a quantidade de cafeína ingerida diariamente começa a impossibilitar 50% de adenosina, o sono sofre alterações.  

Com isso, nos deixa alerta, combate a fadiga, prolonga o tempo de vigília e reduz a profundidade do sono. 

 

Não é só café!

Apesar do café ter um maior índice de cafeína, existem outros alimentos que possuem a substância e devem ser controlados.

  • Chá;
  • Refrigerante;
  • Energético;
  • Chocolate;
  • Achocolatado. 

Cada um dos itens citados acima precisam ser consumidos com controle para não prejudicar a qualidade do sono. 

Como ter uma boa noite de sono?

Agora que você já sabe o que evitar, separamos dicas do que fazer para ter uma boa noite de sono. 

  • Tente manter uma rotina e ir dormir sempre no mesmo horário;
  • Mantenha a temperatura do ambiente agradável;
  • Tente se alimentar, no mínimo, 3 horas antes de dormir. 

Por fim, escolha o colchão ideal para você. 

Assim, fica bem mais fácil ter uma noite de sono ótima para recarregar as energias! 

 

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