Black Friday 2021: o que esperar e como se preparar para vender mais

Tempo de leitura: 5 minutos.

 

Novembro chegou e junto com as boas-vindas do novo mês vem a Black Friday.

 

Afinal, uma das datas mais importantes do calendário varejista está chegando, é preciso estar pronto!

 

Em 2020, a Black Friday contabilizou um faturamento de R$3,86 bilhões, isso apenas em lojas digitais.

Já, se contarmos a véspera da Black o montante chega a R$5,1 bilhões, em torno de 7,6 milhões de pedidos e um ticket médio de R$668,70.

 

Tudo isso apenas no universo digital, se contarmos também o comércio físico o faturamento é ainda maior.

Fato é: nos últimos anos a Black Friday já entrou para a história por sua excelente contribuição para a economia.

 

Apesar de nos Estados Unidos ser tradição, no Brasil só vem ganhando força a partir de 2010.

E, neste ano, apesar do contexto em que estamos vivendo, especialistas esperam um crescimento e sucesso ao comércio.

 

Mas, como estar preparado para essa chegada e como arrasar nas vendas?

Do estoque ao planejamento

A primeira coisa a fazer é um balanço geral do estoque da sua loja e, especialmente, dos produtos com maior procura.

 

Assim você terá como planejar e selecionar produtos que não podem faltar na sua Black Friday.

 

Além de, claro, ser mais assertivo na hora de oferecer exatamente o que o seu público deseja/precisa.

Uma ótima opção também é analisar o mix de produtos e possibilidades que a concorrência oferece.

Montar um mix de modelos especialmente para Black será um ótimo atrativo além de funcionar como gatilho de exclusividade.

O que são gatilhos?

A jornada de compra do consumidor passa por algumas fases, em geral, tendem a ser:

  • Pesquisa;
  • Análise de custo-benefício;
  • História da marca e imagem de mercado;
  • Valores e necessidade daquele bem;
  • Possíveis promoções e valores atrativos;
  • Compra do produto.

 

Para acelerar essa jornada existem os gatilhos mentais.

Eles até podem ser um divisor de águas na decisão de compra do consumidor.

 

São estratégias que tem como objetivo desenvolver sensações no consumidor.

No caso da Black Friday, gatilhos como escassez e exclusividade podem ser fundamentais.

 

Por exemplo, caso você tenha poucas unidades de um produto, pode dizer que tem estoque limitado.

A tendência é de que o cliente que estava na dúvida sobre comprar ou não, se decida de uma vez.

 

Assim como o gatilho de exclusividade, se você diz que é um dos melhores colchões do mercado de uma qualidade inovadora.

A tendência é que o consumidor entenda como algo único, que poucas pessoas têm acesso e, esse poder de originalidade, exerce convencimento na hora de uma compra.

Precificação

Tão importante quanto fazer o balanço de estoque, é a precificação destes produtos.

Black Friday é sinônimo de ofertas imperdíveis, por isso, é essencial pensar em valores especialmente atrativos ao cliente.

 

E, além de ofertas, também é importante pensar em condições de pagamento diferenciadas.

Promoções relâmpagos em produtos específicos, loja toda com 50% de desconto entre outras ações.

 

O importante é conseguir a atenção do consumidor e, claro, se destacar em meio a concorrência.

Portanto, nesse aspecto, é fundamental analisar quais as estratégias de venda que a concorrência está adotando.

Assim, será possível encontrar brechas que se tornarão grandes oportunidades de conversão.

Relacionamento com cliente

O relacionamento efetivo com seus clientes também não pode ser deixado de lado em uma campanha de Black Friday.

Afinal, é como se diz: cliente sempre em primeiro lugar!

Por isso, treine a sua equipe de atendimento para lidar e, principalmente, solucionar problemas daqueles que confiam na sua marca.

 

Invista em canais de comunicação, estreite a relação entre empresa e clientes.

Aliás, uma boa escolha para isso é desenvolver o marketing digital da sua loja.

Afinal, todo mundo está online, inclusive aqueles que compram de você, então esteja lá também!

Sendo assim, forneça informações, tire dúvidas, seja presente! Afinal, quem não é visto não é lembrado.

 

Por fim, mas não menos importante, o que não pode faltar de forma alguma na Black Friday da sua loja são produtos de qualidade.

Marcas de reconhecimento nacional, referência em excelência e credibilidade.

 

Isso tudo aliado a inovação e preços justos você encontra na Portal Colchões.

 

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